4ª Conferencia Municipal de Saúde em São João do Tigre é realizada nesta quarta: “Amanhã vai ser outro dia”

05/04/2023 | 1034 | CARIRI EM AÇÃO | Administrador | Saúde | Compartilhe :

4ª CONFERENCIA MUNICIPAL DE SAúDE EM SãO JOãO DO TIGRE é REALIZADA NESTA QUARTA: “AMANHã VAI SER OUTRO DIA”

“Garantir direitos e defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”. Com essa temática a gestão municipal de São João do Tigre realizou a 4ª Conferencia Municipal de Saúde, nessa quarta-feira(05/04).

Em conversa com a nossa reportagem o prefeito Márcio Leite, avaliou o compromisso da gestão em levar saúde pública para os munícipes.

“É um momento extremamente positivo, há discursão de diversas temáticas em busca da garantia, mas, acima de tudo da consolidação de serviços de saúde implantados em nosso País.  E os municípios dentro de sua realidade, dinamizar as ações em saúde, levando qualidade para todos”, avaliou o gestor.

Sobre os recursos advindos do Governo Federal, para demandas em saúde pública, o prefeito esclareceu a necessidade de ir até a Capital Federal em busca de aportes para custeios.

“O Governo Federal, através de suas políticas entenda a necessidade de aportar recursos para o município. Hoje, os recursos recebidos são insuficientes para fornecer serviços essenciais a população. Dependemos muito e muito de estamos indo a Brasília, em busca de custeio de saúde, para complementar as receitas voltadas para ações em saúde”, esclareceu o prefeito Márcio Leite.

Para tanto o município de São João do Tigre, conta com uma Rede vasta de Atenção Básica em Saúde: Programa Saúde da Família – PSF, Tratamento Fora do Domicílio – TFD e outros atendimentos.

“Nós temos dois PSF, mas, são necessários quatro. Pois, o município tem uma área territorial de quase 900km². Com dois Distritos, distantes a 30Km da sede e uma Comunidade.  Então, temos uma logística de atendimento muita cara, na oferta dos serviços”, explicou Márcio.

Já o secretário municipal de Saúde, Elisandro de Andrade, ressaltou que o município não poderia faltar ao chamamento do Governo Federal em realizar sua Conferencia.

“Aqui reunimos os diversos setores da sociedade civil, para discutir o SUS: direitos, garantia. Sendo, um dos instrumentos mais importante que estar na Constituição brasileira. Esse ano, estamos defendendo o SUS, universal, gratuito para todas as pessoas brasileiras”, reforçou a defesa Elisandro.

A Conferência de Saúde acontece a cada quatro anos e é um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS).

As atividades da 4ª Conferencia Municipal de Saúde, foram na Escola Municipal Ana Ferreira Aragão. Promovidas pela Prefeitura Municipal de São João do Tigre e Conselho Municipal de Saúde.

CARIR EM AÇÃO